segunda-feira, junho 15, 2009

Honduras: Nova Constituição






Organizações se articulam para debater sobre uma Nova Constituição

O Conselho Cívico de Organizações Populares e Indígenas de Honduras (Copinh) realiza de hoje (12) até 14, o Encontro Nacional pela Refundação de Honduras. O encontro ocorre nas instalações do Instituto Departamental do Ocidente Costado do Estádio Local da Esperança

Um dos objetivos do evento é compartilhar com os participantes as diversas experiências de assembleias constituintes recentes e exitosas que aconteceram na América Latina. Para isso, participaram como convidados representantes de Bolívia, El Salvador e Equador para trocar experiências relativas aos processos que caminharam até uma Nova Constituição para os países e povos.

Segundo o comunicado do Conselho, o evento iniciará "um processo de consulta, reflexão e análise com representantes de amplos setores da sociedade hondurenha em torno da constituição e alcance de uma Assembleia Nacional Constituinte Popular e Democrática e do sonho que pode ser a Refundação do País".

Ademais de recolher dos representantes de amplos e diversos setores da sociedade hondurenha, as iniciativas, ideias e inquietudes encaminhadas a construir uma proposta do que pode ser uma Assembleia Nacional Constituinte Popular e Democrática, inclui, equitativa, participativa, informada, transparente e diversa.

Nenhum comentário: