sábado, novembro 05, 2011

IDH, Pan, embargo e mídia.


"A dúvida é o princípio da sabedoria" (Aristóteles)


Saiu o IDH de 2011. Todos os anos espero ansiosamente a sua divulgação para constatar as discrepâncias da mídia. Este ano a ONU o divulgou quase que simultaneamente com o  encerramento dos jogos Panamericanos. Mais uma vez confirmaram-se as contradições  entre  os números do IDH e de medalhas obtidas por determinados países nos jogos e o que a mídia, sistematicamente, martela execrando esses mesmos países e seus governantes.

O IDH é o Indice de Desenvolvimento Humano elaborado pela ONU que leva em consideração indicadores de expectativa de vida, escolaridade e renda per cápita de 187 países.

Os jogos Panamericanos tem como critério de classificação a quantidade de medalhas de ouro obtidas ao longo do certame.

O esporte é um setor que reflete o bom índice de desenvolvimento humano, já que a sua excelência só é possível se houver saúde e bem estar generalizados.

Há ainda um registro da ONU em que ela mede o grau de felicidade de um povo. A Noruega venceu com a nota de 7,6. A Venezuela, país governado pelo satanizado Hugo Chàvez e que, segundo a mídia, seria um dos piores lugares do mundo para se viver, obteve a nota 7,5. Já o nosso grau de felicidade foi registrado em 6,8.

A Argentina, também massacrada pela mídia desde que os "populistas" Kirchners ascenderam ao poder, foi contemplada com a 45a. posição no IDH.

O Iraque, ocupado há oito anos pelo "grande benfeitor" da humanidade, amarga a 132a. posição, enquanto a Líbia, governada pelo agora abominável ditador Kadafi recentemente executado com o auxílio da OTAN, está na 64a. posição, 23 degraus à frente da Colômbia que é o país da América Latina mais próximo politica e ideologicamente dos Estados Unidos e até bem recentemente governado pelo elogiadíssimo Álvaro Uribe.

Mas o exemplo mais notório das tais discrepâncias é Cuba. Para a mídia, a Ilha vem despencando ladeira abaixo, sem mérito, sem legitimidade, economia fracassada, insatisfação social e politica, o diabo a quatro. Pois bem, no Pan ela arrebata nada mais, nada menos que 58 medalhas de ouro - dez a mais que o Brasil - mantendo o 2o. lugar desde 1971, mas nos jogos de Havana em 1991 ficou em 1o. lugar, com 140 medalhas de ouro, batendo os Estados Unidos, com 130; e no IDH vem resistindo há anos, pelo menos desde que a acompanho, na 51a. posição, poucos degraus abaixo do grupo de países com os melhores IDHs, mas trinta e tres degraus acima de nós.

Entretanto, a ideologia que nos domina vem detratando a prodigiosa ilha que sofre as agruras de um embargo genocida há 50 anos.

E por falar em embargo, ela também acaba de vencer na ONU, pelo vigésimo ano consecutivo, o grande império por 186 votos a seu favor - contra o embargo - e apenas 2 minguados votos contra a ilha, um deles do próprio império e o outro de Israel, seu protetorado.

Diante de tanta discrepância, a dúvida segue sendo o princípio da sabedoria, como nos aconselha o velho e bom Aristóteles. A bem da verdade, não entendo como ainda resiste a credibilidade desta mídia.


Um comentário:

Camila disse...

Muito preciso o artigo.