sexta-feira, dezembro 23, 2005

Tempo de progredir !


"... nossa tarefa máxima deveria ser o combate a todas as formas de pensamento reacionário." (Antônio Cândido)

Carlos Henrique de Pontes Vieira


No Brasil, os capitalistas "donos do poder" não promoveram o sistema que, em tese, deveria lhes interessar, ou porque não souberam ou não puderam ou não quiseram -foi preciso um presidente operário para fazê-lo - e, qualquer que seja o motivo, foi bom que tenham saído por comprovada incompetência ou impotência ou perversidade.

Suspeito que tenha sido porque não quiseram, portanto, por perversidade. A economia real, a que produz, emprega e pode nos fazer fortes e independentes como nação, não lhes interessava e estavam voltados para outra esfera de interesses, qual seja, a economia virtual, a financeira, do dólar, do euro, dos capitais voláteis que nada produzem e nos oprimem a todos com a sua concentração de renda que promove a fratura, a violência, a ansiedade, a angustia e o medo entre nós.

O inciso IV do art. 1º da nossa Constituição determina que a República Federativa do Brasil tem como fundamento os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa, donde concluímos da inconstitucionalidade de uma economia que não tenha por base esses dois parâmetros.

"Por la razon o por la fuerza" é o aforismo inscrito no pórtico do Palácio do governo chileno e que poderia servir para propor a saída dos usurpadores e obscuros "donos do poder", na expressão de Raymundo Faoro, eminências pardas que decidem através de uma complexa e poderosa rede de intricados interesses contrários aos de quem tem o poder formal e, pior ainda, ao do autêntico dono do poder que, constitucionalmente, é o povo, cujas necessidades dependem da economia real e, em seu seio, há mentes preparadas para conduzi-la com competência e seriedade a um patamar muito mais elevado de qualidade de vida para todos.

Países menores do que o nosso, com muito menos recursos naturais e mais problemas políticos, geográficos e climáticos resolveram com eficiência algumas questões que são endêmicas entre nós. Um dos resultados mais notórios da gestão do atual rei do diminuto Butan, na cordilheira do Himalaia, a 4.500 metros de altura entre a China e a Índia, foi o aumento de 19 anos na expectativa de vida entre 1984 e 1998, segundo afirma Andrew Revkin, repórter do New York Times.

O cenário da economia mundial até meados de 2008 foi favorável para o crescimento econômico do mundo. Que os próximos anos, superada a crise que abala todo o mundo capitalista, sejam um tempo de progresso e combate a todas as formas de pensamento reacionário, dentre eles o econômico.

Nenhum comentário: