segunda-feira, novembro 30, 2015

O povo tem o governo que merece?


O povo tem o governo que merece?
Caíque Vieira


Diz-se que um povo tem o governo que merece. Será? Devemos relativizar esse pensamento ao observar o poder de fogo dos oligarcas nas eleições das nações que se incluem no sistema capitalista ocidental. 

Toda República ocidental é governada pela articulação dos três poderes apontados por Montesquieu: executivo, legislativo e judiciário. Primeiramente, devemos dizer que os ocupantes do poder judiciário não são votados. Este poder foi tradicionalmente aparelhado pelos filhos das elites que eram aqueles que tinham acesso às faculdades de Direito. Em qualquer cidade do ocidente capitalista pitorescamente pude observar a pujança arquitetônica dessas faculdades, refletindo o poder de suas oligarquias.

Os que pleiteiam os cargos máximos do poder executivo - presidente da República, governadores de Estado e prefeitos de municípios - bem como os candidatos ao poder legislativo - senadores, deputados federais, estaduais e vereadores - nas três esferas federativas, são submetidos a eleições viciadas pelo poder do dinheiro das grandes corporações que financiam suas campanhas milionárias, muitas vezes até aliciando eleitores. Basta observar que o Congresso não representa a sociedade como deveria, como demonstra o gráfico acima. Essa realidade acaba desconfigurando o sistema eleitoral como um sistema democrático, ao contrário, passa a ser um sistema de sufrágio ou voto censitário onde o voto dos mais ricos tem um peso muito maior do que o voto do cidadão comum, dada a possibilidade que o dinheiro tem de influir para o desequilíbrio de uma eleição.

O primeiro passo para que haja alguma chance do povo ser realmente representado nas Câmaras Municipais, Assembleias Legislativas, Câmara e Senado Federal é eliminando o financiamento das eleições pelas empresas, descontaminando, ainda que não totalmente, a política da economia de mercado cujo poder de fogo das oligarquias sobre as classes populares é arrasador revelando-se, no fundo, uma plutocracia que,  parodiando o Discurso de Gettysburg, o mais famoso discurso do presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln, é o governo dos ricos, pelos ricos, para os ricos. 

(Na foto abaixo, o autor do texto na Faculdade de Direito de Buenos Aires.) 



Nenhum comentário: