quinta-feira, fevereiro 20, 2014

Senso e Contrassenso





Querida Maria Inez, ( Inez Villaventura )

Passado o calor da discussão, permita-me estas últimas palavras.

Desde o início, atuei aqui como seu advogado de defesa, diga-se, o mais profundo dentre todos porque, como Hanna Arendt no caso Eichmann, me insurgi contra a raiz do mal que são os cartéis das corporações citadas. Fiz a crítica do tipo de agências que podem ser cooptadas por essas corporações e defendi o controle rígido para que ocorra a livre concorrência entre empresas equivalentes financeiramente. 

Agora vou ser meu próprio advogado. 

Esvaziaram a minha defesa por puro medo da dialética. O João acusou-me de querer desqualificá-lo por eu ter dito "Você está impossível hoje, interpretando tudo errado". Não houve nenhuma intenção de desqualificá-lo, se ele entendeu assim, peço desculpas publicamente. A bem da verdade, esta é uma expressão que pode ser colocada na conta da intimidade entre irmãos. 

A outra acusação de que usei a palavra "tolices" se deu no seguinte cenário: meu interlocutor, que não era o João, combatia com brilhantismo a má operacionalização do bolsa família. Só pude concordar com ele e o elogiei afirmando que foi a melhor crítica que li, o resto foram tolices. Se não me falha a memória, o João nem estava neste fórum. 

O Ricardo amenizou o caos de que ele costuma ser o profeta. Se ele parar para refletir ele constatará que estou certo em relação aos tais cartéis e como nos fazem sofrer.

O Toninho me acusou de petista. Para ser petista é necessário ser filiado e eu nunca fui. Tento defender o que acho defensável neste governo que também tenho minhas inúmeras críticas, apenas me calo porque seus detratores são ferozes.

Querida prima, o absurdo foi você ter se voltado contra mim que a defendia. Não sou obsecado em atacar o capitalismo, até porque defendo o capitalismo de matiz keynesiano. Tenho inúmeros interesses e o que menos me interessa é este - a música, a poesia, a filosofia do direito me tomam muito mais tempo - apenas tento fazê-lo com conhecimento e leitura. Foi uma pena ouvir isso, saí triste, mas me refaço. 

Para finalizar, cabe aqui lembrar a lapidar frase do Carlos Drummond de Andrade: "Lutar com palavras é a luta mais vã. No entanto lutamos, mal rompe a manhã".

Beijos.

Caíque.

Nenhum comentário: