sexta-feira, julho 23, 2010

A revolução mexicana de 1910 - suas fases

Primeira Fase: A revolução começou como uma revolta contra o governo oligárquico de Porfirio Díaz que já tinha mais de trinta anos no poder. O movimento foi liderado pelo intelectual, político e teórico Francisco Madero com o seu slogan "sufrágio efetivo, não à reeleição" mostrando descontentamento em todo o país contra o ditador Diaz. Esta fase terminou com o exílio de Diaz em Paris e a vitória de Madero nas eleições de 1911.

Segunda Fase: A nova fase da revolução iniciou com o conflito de interesses entre a elite burguesa, antiga aliada de Porfirio Diaz, e Madero. Com o apoio dos Estados Unidos e seu embaixador para o México, Henry Lane Wilson, o presidente eleito Francisco Madero e o vice-presidente José María Pino Suárez foram assassinados em 1913. Essa elite impôs um de seus pares, Victoriano Huerta, para dirigir ditatorialmente o país. Os revolucionários derrubaram Huerta que fugiu para os Estados Unidos em 1914. A partir daí, a revolução adquiriu um caráter social popular com Emiliano Zapata (Sul) e Pancho Villa (Norte) que lutavam pela reforma agrária, justiça social, e educação. No entanto, ambos tinham ligações com a revolução social liberal constitucionalista de Álvaro Obregón e Venustiano Carranza cujas ideias prevaleceram

Terceira Fase: O ponto culminante da revolução armada foi a promulgação da Constituição dos Estados Unidos Mexicanos em 1917, reconhecida por seu caráter social liberal e a primeira do seu gênero no mundo. Até hoje rege o México. A Constituição garante os direitos e reformas liberais (direitos civis e políticos) e sociais (reforma agrária e progresso da legislação trabalhista).

Insatisfeitos, Emiliano Zapata e Francisco (Pancho) Villa continuaram a luta por uma revolução social mais ampla, mas foram mortos, Zapata em 1919 e Pancho em 1923, e o ardor da revolução popular se arrefeceu. O México mantem os princípios da revolução social liberal até os dias de hoje.

Nenhum comentário: