quarta-feira, fevereiro 24, 2010

Novo bloco de integração regional

Prensa Latina
Os presidentes participantes da Cúpula da Unidade, realizada em Cancún, no México, aprovaram nesta terça-feira (23) a criação da Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos, concebida como outro importante passo na integração.
O novo mecanismo incorporará a todos os países do hemisfério, sem os Estados Unidos nem o Canadá, e prevê absorver a Cúpula da América Latina e do Caribe e o Grupo do Rio, ao mesmo tempo em que coexistiria com outras organizações subregionais.
Os presidentes e representantes de 32 países participantes da reunião de Cancún decidiram lançar o novo bloco, cujo funcionamento formal terá início quando seus estatutos estiverem prontos.
De acordo com o presidente Felipe Calderón, anfitrião do encontro, o objetivo do mecanismo de consulta será projetar a nível global a região baseados no respeito ao direito internacional, na igualdade de estados, no respeito aos direitos humanos e na cooperação.
Por sua vez, o presidente cubano, Raúl Castro, qualificou a criação do novo mecanismo de transcendência histórica.
"Cuba considera que estão dadas as condições para avançar com rapidez para a constituição de uma organização regional puramente latino-americana e caribenha que integre e represente as 33 nações independentes da região", afirmou o chefe de Estado.
Além da integração regional, a reunião de Riviera Maya discutiu uma ampla agenda e adotou declarações sobre a reconstrução do Haiti, a soberania argentina sobre as ilhas Malvinas e a mudança climática.

Nenhum comentário: