sexta-feira, janeiro 01, 2010

Pelé, Maradona e Nietzsche


Se não vês o brilho da estrela na noite escura, a culpa não é da estrela mas de ti mesmo. (Leonardo Boff)

Caíque Vieira

O brasileiro Pelé e o argentino Maradona, estrelas de primeira grandeza do futebol de todos os tempos, são frequentemente comparados, antagonizados e classificados: um é o escolhido e o outro é excluído. Se alguém elogia o Maradona, logo vem um entusiasta passional para contestar e dizer que o nosso Pelé era melhor. Puro chauvinismo, ufanismo nacionalista, a eterna rivalidade entre Brasil e Argentina.

Ambos eram verdadeiros artistas da pelota com suas memoráveis jogadas. Em um se encontrava o rigor técnico, o equilíbrio perfeito do corpo, a visão panorâmica do campo, o passe preciso e genial. No outro assistíamos a irreverência, a rapidez de dribles desconcertantes, o canhotaço e a apoteose. Dois deuses em campo.

A expressão “Apolíneo-Dionisíaco” popularizada por Nietzsche no livro “O nascimento da tragédia”, relativa ao que vem dos deuses Apolo e Dionísio, é tratada como dois pólos dialéticos, entre o espírito da ordem, da racionalidade e da harmonia intelectual, representado por Apolo, e o espírito da vontade de viver espontânea e extasiada, representado por Dionísio. São conceitos antitéticos, mas de uma espécie dialética necessária à existência de todos os homens.

Sempre que participo dessas discussões sobre quem é melhor, associo-os a esse conceito de Nietzsche, Pelé expressando o espírito apolíneo e Maradona, como o nosso também genial Garrincha, refletindo o espírito dionisíaco, dois caracteres diferentes e necessários à evolução progressiva da arte de jogar futebol, tal como a dualidade dos sexos gera a vida no meio de lutas permanentes e aproximações periódicas.

O brasileiro e o argentino não se excluem entre si, como pretendem os passionais e parciais aficionados do futebol, parece terem firmado uma aliança de soberania, já que ambos são idolatrados, aliança de deuses superiores da epifania principal celebrada nos campos de futebol.

Nenhum comentário: