quarta-feira, outubro 21, 2009

México e Cuba: preocupação ecológica










México e Cuba são as únicas nações latino-americanas incluídas na lista de honra de países que mais árvores semeiam, elaborada pelo Programa da ONU para o meio ambiente (PNUMA).
Essa relação foi divulgada aqui e está encabeçada por China, com um total de dois bilhões e 600 milhões de exemplares plantadas dentro de uma campanha que propiciou a semeadura de sete bilhões em todo mundo.
México aparece no quarto posto, com 537 milhões, e Cuba na sétima posição, com 137 milhões.
Entre os primeiros 10 lugares da lista não aparece nenhum país do mundo industrializado. Deles, Estados Unidos está situado no décimo quarto lugar.
A campanha foi lançada em 2006 com a meta inicial de 1 bilhão de árvores em resposta ao aquecimento global e os problemas vinculados à sustentabilidade do planeta, como a escassez de água e a perda de diversidade biológica.
A informação do PNUMA informa que o exemplar 1 bilhão é uma oliveira africana semeada em novembro de 2007 na Etiópia.
Um balanço com fechamento no final de setembro passado contabilizou sete bilhões 300 mil árvores em 167 países, mais de uma por habitante do planeta.
Ao destacar a importância da vegetação para a vida no planeta, a agência da ONU falou de seu papel na redução dos níveis de dióxido de carbono na atmosfera.
Nesse sentido, alertou contra o crescente desmatamento e devastação de árvores que no presente destroem 13 milhões de hectares por ano, equivalentes às superfícies da Grécia ou da Nicarágua.
Os 10 países com maior riqueza florestal são a Rússia, Brasil, Canadá, Estados Unidos, China, Austrália, República Democrática do Congo, Indonésia, Peru e Índia, que em conjunto representam dois terços da superfície coberta de bosques.

Nenhum comentário: