sexta-feira, abril 17, 2009

Cúpula da ALBA



Conclui hoje cúpula da ALBA com outro país integrado e centrada em projetos de desenvolvimento


Cumaná, Venezuela, 17 de abril


Os países da Alternativa Bolivariana para os Povos de Nossa América (ALBA) concluem hoje uma cúpula extraordinaria que abriu em seu primeiro dia as portas para sua moeda virtual, o Sucre.

Logo depois de uma jornada dedicada à análise da crise mundial, à ampliação do grupo a um sétimo país, San Vicente y las Granadinas, e ao respaldo a Cuba em sua luta contra o bloqueio dos Estados Unidos, a reunião se centra esta sexta-feira em projectos de desenvolvimento.

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, adiantou na quinta-feira que estão relacionados para começar 10 projetos do setor alimenticio, área priorizada nos acordos de cooperacão e complementacão que dirigem a marcha da ALBA.

Essa projeção de cooperacão econômica se vê agora reforçada pela perspectiva do Sistema Único de Compensação Regional de Pagamentos (Sucre), que no futuro poderá converter-se em uma moeda virtual e até física, segundo previsões do grupo.

Junto ao acordo macro para guiar a iniciativa, se aprovou tambem a criacão de um Conselho Monetário Regional, uma unidade de conta comum, uma câmara central de compensação e um Fundo de Reservas e Convergência Comercial.

Além de San Vicente y las Granadinas, a ALBA está integrada pela Bolivia, Cuba, Dominica, Honduras, Nicarágua e Venezuela e participam da cúpula como observadores o Paraguai e o Equador.

A cúpula deu também um forte respaldo a Cuba, representada por seu presidente, Raúl Castro, com a condenação generalizada ao bloqueio estadunidense, um tema que o grupo adiantou que levará à Cúpula das Américas que começa esta sexta-feira.

Se prevê que, depois de uma jornada de análise dos projetos econômicos, os presidentes da ALBA, exceto Cuba, viajem à Trinidad y Tobago, onde se abre a Cúpula das Américas.

A ausência de Cuba neste fórum, como resultado das pressões dos Estados Unidos, foi também motivo de críticas do grupo e se espera seja um dos temas que levem estes mandatários à reunião de Trinidad y Tobago.

Nenhum comentário: